Puro Teatro

Sempre fui uma pessoa dramática e exagerada, nada pra mim passa ligeiro e tudo acaba em algo que vou lamentar e melodramar bastante ou então em algo que farei bastante estardalhaço por ser bom demais.

Os filmes de Pedro Almodóvar com fotografias berrantes e personagens exagerados e melodramáticos me fez ter total empatia e identificação com este universo único, talvez seja o temperamente latino.

Tenho na sala da minha casa um cartaz do filme "Abraços Partidos", último filme do diretor, que mais uma vez conseguiu me emocionar. A cena que estampa o cartaz é um momento lindo onde a personagem vivida por Penelope Cruz é jogada da escada em uma bela seqüência inspirada em Alfred Hittchcock.

Um dos elementos mais fascinantes dos filmes de Almodóvar além de suas cores e de seus personagens é a trilha sonora, aquelas melodias, tangos e boleros, conseguem transmitir todo o clima melodramático, sofrido e barroco de suas histórias.

No último fim de semana, encontrei pelos downloads da vida um CD com canções dos primeiros filmes de Almodóvar chamado "Las Canciones de Almodóvar" e um dos temas que mais me comoveu por seu exagero e dramaticidade foi a canção "Puro Teatro" do filme "Mulheres a beira de um ataque de nervos" na interpretação da cantora cubana La Lupe.




Como sou um incansável pesquisador e garimpeiro virtual, acabei chegando ao disco da cantora e descobri nele músicas muito boas. Considerada uma das rainhas da salsa e do "latin soul" nos anos 60, La Lupe ficou conhecida pelos gritinhos inconfundíveis e por ser um verdadeiro diablo no palco, com uma vida cheia de altos e baixos que poderia muito bem ser uma história de Almodóvar. Muitos podem pensar que a aura Almodóvar em volta dessa musicalidade acrescente algo mais ao imaginário de um cinéfilo como eu, mas a voz dessa cantora me deixou comovido de verdade, por mais cafona que pareça.

O My Space dela é repleto de informações e com um visual bastante carregado. Disponibilizei para quem se interessar o CD "The Best of La Lupe" que contém suas principais canções.




Nenhum comentário:

Postar um comentário