Destino (2003) Salvador Dalí e Walt Disney



Esta animação surrealista é uma parceria inusitada porém brilhante do pintor catalão Salvador Dalí e o mago dos desenhos animados Walt Disney.


A idéia principal do filme foi concebida a partir da música do compositor Armando Dominguez intitulada "Destino" que iria fazer parte de um documentário em homenagem ao pintor, mas a idéia acabou não sendo desenvolvida o que fez com que as centenas de cenas, desenhos e imagens ficassem guardadas e esquecidas por muitos anos.


O filme é uma pérola de raro esplendor, que enfim conseguiu ser finalizado 58 anos depois de seu projeto ter sido iniciado. Em 2003 os produtores Roy Disney e Baker Bloodworth deram acabamento final ao curta seguindo os esboços deixados por Dalí.


A história de amor de Chronos por uma bailarina, que dança em imagens oniricas de grande beleza, verdadeira viagem pelo universo surrealista de Dalí. As imagens são fascinantes como na impressionante seqüencia onde duas cabeças bizarras de humanóides com corpos de tartaruga, se encontram e de sua sombra surge a imagem de uma bailarina, sua cabeça se transforma em uma bola de beisebol que desaparece em meio a uma paisagem lúdica, repleta de montanhas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário